quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Jesus o que fez durante a sua "Vida Oculta"?


Uma grande parte das pessoas, ou mesmo todas, sabem que Jesus viveu 33 anos. No entanto só 3 desses 33 anos é que são conhecidos, a chamada vida pública de Jesus, que decorreu nos três últimos anos da sua vida terrestre. Para além desse tempo, também é conhecida por todos o nascimento, a apresentação,o baptismo e pouco mais, a não ser quando Ele tinha doze anos e dasapareceu de seus pais, José e Maria, que o foram encontrar na casa do Pai a dialogar com os doutores «no templo sentado entre os doutores a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos quanto O ouviam, estavam estupefactos com a sua intelegência e as sua respostas" (Lc.2,46-47) . Mas, imediatamente a seguir, o Evangelho diz que regressou para Nazaré.

Desde estes dias até ao ínicia da vida pública, Jesus quase que desapareceu "do mapa" e, só volta a aparecer nas bodas de Canaá.

Então onde se terá "metido" durante todo este tempo? Este enigmático silêncio sobre a juventude de Jesus, que durou cerca de 20 anos, fez com que muitos inventassem histórias e relatos incríveis e, alguns com muita imaginação, senão vejamos: assim, "alguns dizem que viajou para Inglaterra acompanhadobpelo seu tio-avô José de Arimateia, onde conheceu o druidismo (a relegião dos celtas) e onde aprendeu algumas das ideias que mais tarde viria a ensinar, como a Trindade e a chegada do Messias.

Outros, afirmam que foi para a Índia, onde os grandes Budas lhe ensinaram a ler, a curar doentes e a realizar exorcismos. Outros garantem que esteve no Egipto aprendendo os segredos dos faraós e enchendo-se de energia misteriosa nas grandes perâmides. E os mais ingénuos pensam que chegou atá à América para se iniciar na sabedoria antiga dos peles-vermelhas". (In Revista Biblica nº326)

Para rebater estas teorias, basta ler, bem, os evangelhos. Em Lc.2, 39-40, diz que: «José e Maria e o Menino regressaram à Galileia, à cidade de Nazaré. Entretanto, o menino crescia e rebustecia-se, enchendo-se de sabedoria, e a graça de Deus estava com Ele». Num dos relatos que Marcos faz à cerca da Juventude de Jesus, pode ler-se, que Jeus pregou pela primeira vez na sinagoga de Nazaré aos aldeões galileus, ao ouvi-Lo, encheram-se de assombro e disseram: «De onde é que isto lhe vem e que sabedoria é esta que lhe foi dada? Como se operam tão grandes milagres por suas mãos? Não é Ele o carpinteiro, o filho de Maria...(Mc.6,2-3).

Jesus seria carpinteiro?

Jesus ser carpinteiro ou não, talvez não seja o mais relevante. O relevante é que, era filho do carpinteiro José. Segundo os Escritos Sagrados, Jesus trabalhava na carpintaria de José. «Não é este o filho do carpinteiro?»(Mt. 13,55). «Não é este o filho de José?» (Lc.4,22).





Sem comentários:

Enviar um comentário