sábado, 16 de janeiro de 2010

Jesus rezava! Como?


Jesus na sua juventude, tempo de que pouco se sabe, como qualquer criança, concerteza que também brincava acompanhado das outras crinças do seu tempo. Mas uma coisa que Ele fazia, porque, os judeus sedeslocavam várias vezes por dia ao Templo - sinagogas -para rezar. Era obrigação do povo judeu ir, pelo menos três vezes por dia, manhã, meio-dia e à noite, rezar nas sinagogas,

Jesus, judeu que era, também o fazia acompanhado pela sua familia, José e Maria. Para o fazer e, como era tradicional, foi ensinado a Jesus cobrir a cabeça e os ombros com um manto especial chamado "talit", com franjas chadas "zitzit" dependuradas nas quatro pontas.

As franjas do manto representavam todas as leis divinas, que eles cumpriam de coração nos "quatro cantos" ou fases da vida. Mas, sobrepostas, umas sobre as outras, em cada ponta exixtiam 8 franjas, no total 32 franjas, porque o número 32 simboliza a palavra "coração" em hebraico. Deus tinha ordenado a Moisés o uzo dessas franjas no livro do Deuternómio. «Diz aos filhos de Israel que ponham umas franjas na ponta dos seus mantos. Assim ao vê-las, lembrar-se-ão de todos os mandamentos do Senhor». (15,37-41). A partir da adolescência, havia duas orações que um judeu devia recitar cada dia. "Shemá", era a primeira, que em hebraico quer dizer "Escuta". Essa oração começava assim: "Escuta, Israel: Yahvé é o nosso único Deus". Esta oração era mais uma profissão de fé do que, própriamente, uma oração retrirada do livro do Deuternómio (6,4-7). E a segunda era chamada "Shemoné Esre", em hebraico, (Dezoito) porque consistia em dezoito orações (três agradecimentos, três louvores, doze petições a Deus).

Repetidas ao longo do dia, nestas orações o menino Jesus foi aprendendo a chamar "Pai nosso" e foi criando o clima espiritual e religioso em que Ele cresceu.

Sem comentários:

Enviar um comentário